HAMLET NO BRASIL
Muito já se escreveu e ainda se escreverá sobre Hamlet. Escasseiam, entretanto, análises que, sob um olhar brasileiro, acrescentem novas visões à mais emblemática das criações shakespearianas. Esta coletânea visa preencher esta lacuna. O estudo das primeiras encenações no Brasil rememora adaptações pioneiras. Em encenações recentes, os autores esmiúçam o complexo processo de transição do texto ao palco, a exploração da atemporalidade, metateatralidade e plurissignificação da peça, destacando sua recepção e sua relevância para nosso contexto sociopolítico. Focalizam-se recriações paródicas, irreverentes, carnavalizadoras, polissêmicas, que enfatizam a corrupção recorrente, no Brasil ou no reino da Dinamarca, e as injustiças decorrentes de diferenças de raça, classe social ou gênero, como a que, desafiando o estereótipo de uma Ofélia virginal, devolve-lhe a trágica ambivalência. Na análise das traduções e da interpretação de imagens orgânicas discutem-se opções estilísticas e possibilidades enriquecedoras. Finalmente, lembra-se a crítica intertextual de Machado de Assis, que se serve de referências a Shakespeare para denunciar problemas sociais e literários, partilhados, em nosso país, com criações produzidas em contextos não hegemônicos.
Dra. Solange Ribeiro de Oliveira
Professora Emérita da Universidade Federal de Minas Gerais