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O Edital de chamamento público para submissão de originais e traduções 2024 foi encerrado em 31/07/2024.

Novo edital será lançado em fevereiro de 2025.

 

Como publicar/2024


CONSULTE  O EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO EDITORA/PROEC/UFPR Nº 01/2024 PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS E PROPOSTAS DE TRADUÇÃO


EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO EDITORA/PROEC/UFPR Nº 01/2024

http://www.editora.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2024/02/Edital-2024.pdf

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Anexo-i-2024-proposta-de-publicacao-de-originais

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Anexo-ii-2024-proposta-de-publicacao-de-traducao

http://www.editora.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2024/02/anexo-ii-2024-–-Proposta-de-publicacao-de-traducao.docx

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Anexo-iii-2024-termo-de-entrega-de-arquivo-final

http://www.editora.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2024/02/anexo-iii-2024-–-Termo-de-entrega-de-arquivo-final.docx

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Anexo-iv-2024-modelo-de-contrato-de-edicao-de-livro-impresso


Anexo-v-2024-modelo-de-contrato-de-edicao-de-livro-digital-gratuito


Anexo-vi-2024-modelo-de-contrato-de-cessao-de-direitos-de-traducao


Anexo-vii 2024 – manual de submissão de originais e traduções


Anexo-viii 2024 – fluxo submissão e edição 


 

PERGUNTAS FREQUENTES 

1. Quem pode publicar um livro pela Editora UFPR?

A Editora está aberta ao recebimento de originais para publicação e/ou tradução de qualquer proponente, independentemente de sua vinculação com o ensino superior. 

2. Que tipo de livro a Editora UFPR publica?

É aconselhável que os proponentes examinem o catálogo da Editora antes de encaminhar um original, para avaliar se sua proposta se encaixa em nosso perfil editorial. Em linhas gerais, a Editora UFPR se dedica à publicação de textos acadêmicos, científicos e culturais, sem restrição a qualquer área do conhecimento. A Editora UFPR não publica literatura infanto-juvenil, infantil, poesia, romances, livros de culinária, auto-ajuda, e similares. No caso de textos literários, propostas de originais, reedições ou traduções serão aceitas quando apresentarem interesse acadêmico, primordialmente quando o proponente não for o autor, mas o editor/organizador/tradutor/crítico responsável por apresentação, introdução, notas, edição, tradução ou similares. Estes casos serão avaliados pelo Conselho Editorial.  

3. A Editora UFPR publica teses e dissertações?

Desde 2020, a Editora UFPR não recebe mais monografias, dissertações ou teses para avaliação, exceto nos casos explicitados no edital, ou seja, teses que tenham sido premiadas por sociedades científicas, associações de áreas e similares. 

Mesmo nestes casos, é altamente recomendável a adaptação do material para o formato de livro, visando a circulação deste conteúdo para públicos mais amplos. Para a preparação do material sugerimos a leitura do título Da tese ao livro: guia para autores e editores, de S. Nogueira e J. Warley, publicado pela Editora Universidade de Brasília.

4. Qual o procedimento para o envio de originais?

Ver orientações no Edital vigente. 

5. Em que consiste a declaração de revisão textual preliminar solicitada?

Trata-se de uma declaração firmada pela(o) profissional responsável pela revisão e formatação do manuscrito, indicando que o texto passou pela revisão gramatical e ortográfica e está adequado aos padrões da norma culta da língua portuguesa, bem como leva em consideração as diretrizes indicadas em nosso edital e em seus anexos. 

6. Como é feita a seleção dos originais?

Todos os originais e traduções submetidos à Editora são pré-examinados pela Coordenação e Equipe de Produção Editorial da Editora, que faz uma análise preliminar do material com vistas à adequação à política editorial por ela praticada. Uma vez pré-aprovada, a submissão é avaliada por pareceristas externos independentes, que são especialistas e/ou pesquisadores da(s) área(s) contemplada(s) pela obra a ser avaliada. Baseando-se nos pareceres e na análise do próprio original, o Conselho Editorial faz a seleção das obras a serem programadas e publicadas.

As propostas de tradução são examinadas por dois especialistas, um da área temática relacionada à submissão e outro especialista na língua de origem do texto de partida, a fim de avaliar a qualidade do texto traduzido. 

Nenhum livro é publicado pela Editora UFPR sem que o Conselho Editorial composto pela Coordenação da Editora e por representantes de todos os Setores da UFPR – assim decida. Isso significa que, mesmo obras que eventualmente possuam recursos para publicação – sejam recursos pessoais ou de qualquer fonte de fomento –, somente passarão a integrar a programação da Editora da UFPR em caso de aprovação pelo Conselho Editorial. 

7. Em quanto tempo será dada uma resposta?

O processo de avaliação por pareceristas ad hoc leva (em condições normais, isto é, fora do período de férias ou de suspensão de atividades por qualquer motivo) até 90 dias após o envio dos materiais; as propostas com pareceres suficientes são reunidas e analisadas pelo Conselho Editorial, que se reúne de 3 a 4 vezes por ano. A comunicação do resultado é feita por e-mail em até 48 horas após a sessão do Conselho. Verifique o fluxograma com todos os prazos completos no anexo VIII do edital. 

8. Que tipo de resposta o(a) proponente pode obter?

O resultado final da avaliação poderá ser um dos seguintes: 

1- Proposta aprovada para inclusão na programação sequencial da Editora. 

2- Proposta com aprovação condicionada – quando o Conselho exigir ajustes no texto como condição para aprovação ou da inexistência de recursos para a proposta em questão; a critério do Conselho, o original pode passar por nova avaliação do Conselho Editorial ou por uma fração deste, ou mesmo novamente por parecerista ad hoc para verificação das alterações. Ou, no caso de impedimentos ligados à indisponibilidade orçamentária, a Direção da Editora UFPR entrará em contato com a/o proponente para discutir alternativas. 

3- Proposta não aprovada

9. Quanto tempo leva para o livro ficar pronto?

O edital estabelece o prazo de até 24 meses após a data de entrega do arquivo final para que o livro seja encaminhado para publicação.  

A programação editorial considera a data em que o arquivo final, após recebida a resposta positiva do Conselho Editorial, dá entrada na Editora; no entanto, como são dezenas de títulos na fila de produção, os arquivos não são trabalhados imediatamente após a entrega, mas conforme a ordem de entrada estabelecida na programação.

Na produção, o livro é inicialmente encaminhado para a preparação: uma primeira revisão geral, de texto e de formatação, é feita e o arquivo é devolvido para o(a) proponente, que tem 30 dias para atender as demandas equipe; com a resposta, o arquivo é ajustado; em seguida, é diagramado e passa por nova revisão, para ajustes já no formato livro; ganha capa, orelhas, quarta capa; é encaminhado novamente ao(à) proponente, para verificação. Caso necessário, novos ajustes são realizados de modo a garantir os padrões editoriais. Só após encerrar esta etapa, o material é enviado para impressão.  

 

A duração dessas etapas depende não só das características do texto, que pode exigir mais ou menos tempo de revisão e editoração, mas também da resposta dos proponentes e da programação de impressão, necessariamente atrelada ao orçamento anual da Editora. 

Verifique o cronograma de todas as etapas da publicação do livro e seus respectivos prazos e responsáveis no anexo VIII do Edital. 

 

Se você tem uma dúvida ainda não esclarecida aqui, verifique o edital de submissão e o manual de submissão de originais e traduções. Caso as dúvidas persistam, entre em contato conosco pelo email diretoria.editora@ufpr.br   

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