O CEIPAC, dirigido por José Remesal, da Universidade de Barcelona, é um importante centro de estudos de epigrafia e economia romana. A parceria com universidades brasileiras é antiga, remonta aos anos de 1980 quando Pedro Paulo Funari, da Unicamp, iniciou os primeiros contatos com José Remesal. Ao longo de quase quatro décadas muitos estudiosos e estudiosas tiveram a oportunidade de realizar trabalho de campo em arqueologia e epigrafia na Espanha ou Itália com o grupo, construindo uma sólida rede de pesquisa e intercâmbio. O livro Mulheres, Gênero e Estudos Clássicos: um diálogo entre Brasil e Espanha é o mais novo fruto desse intercâmbio. Trata-se do número 66 da Coleção Instrumenta, editada pelo grupo, e é o primeiro volume com a temática exclusiva sobre mulheres e estudos de gênero, indicando que o diálogo com diferentes tradições de pensamento sobre o mundo clássico pode criar novas abordagens em uma coleção internacionalmente reconhecida e premiada pela sua contribuição aos estudos sobre economia romana. A proposta partiu de dois membros do grupo, Manel García Sánchez (UB) e Renata Senna Garraffoni (UFPR), e inovou em vários sentidos: trouxe à tona uma série de questões sobre a presença das mulheres no mundo greco- romano e, também, consolidou a parceria internacional com a UFPR, pois o livro é uma co-edição da Editora da Universidade de Barcelona e da Editora da Universidade Federal do Paraná, sendo distribuído no Brasil e Europa. É, portanto, uma obra que abre um espaço para as múltiplas vozes femininas, que nos estimula a pensar a história sobre o viés do gênero. Há textos sobre filologia clássica, arqueologia e história que discutem a documentação com rigor oferecendo espaços abertos para a reflexão e o conhecimento da Antiguidade por vários ângulos. Encontra-se a presença das mulheres homéricas, reflexões sobre as lideranças femininas, representações sobre o corpo feminino, a medicina ou a música grega, assim como a violência em alguns contextos. Sobre Roma, há textos que debatem as atividades das mulheres na domus Imperial, as inscrições de mulheres nas paredes de Pompeia e suas representações na literatura, a sexualidade, suas relações com o cristianismo e as recepções das suas lutas e cotidiano na mídia e arte na modernidade. É uma coletânea que apresenta um panorama com discussões teóricas atuais sobre retratos de mulheres pagãs e cristãs nas mais distintas atuações sociais. Vozes algumas vezes silenciadas ou esquecidas pela historiografia, mas que surgem com a força de suas experiências e contradições em cada um dos textos da obra.