Nesta coletânea temos um programa de estudos, reflexões e proposições sobre temáticas essenciais que envolvem a experiência docente com crianças pequenas, em que é produzida significativa contribuição para o planejamento e a realização da Educação Física na Educação Infantil. Dessa forma, apresenta debates como o da formação inicial do(a) professor(a) para o delicado trabalho com as infâncias, no qual se propõe o “encantamento docente”. Problematiza, ainda, novos saberes que professores(as) de Educação Física podem mobilizar para organizar o ensino, mostrando que trabalhar em parceria com outros docentes da escola é possibilidade de expandir o desenvolvimento da criança. Além disso, traz várias maneiras de realizar a avaliação do trabalho com essas crianças, as quais se afastam e mesmo abandonam antigas práticas, como a submissão dos pequenos a testes motores; apresenta o planejamento das atividades, os aspectos legais, a formação continuada de professores(as) de Educação Física como rica possibilidade de aprendizado permanente na experiência que se vai realizando, enfim, as crianças em posse de seus corpos marcados por suas experiências culturais. No todo, destacam-se três temas cruciais ao redor da condição docente para a atuação na Educação Infantil: formação profissional, saberes docentes e prática pedagógica.