Autor: Kunzle, Maria Rosa Chaves
Categoria: EDUCAÇÃO
Ano: 2018 |
Peso: 250g. |
Qtd Páginas: 164
Formato: 21,00 x 15,00 x 1,00
ISBN: 9788584800971
Neste instigante estudo que entrelaça História, Memória e Práticas a autora nos proporciona um contato no espaço/tempo com o cotidiano de algumas escolas denominadas “alternativas”: Oca, Oficina, Raphaël Hardy e o Jardim de Infância Pequeno Príncipe. Ao focar o seu olhar investigativo na idealização e práticas dessas quatro escolas, no período militar (1965-1986), sua pesquisa vai além do que comumente acontece no chamado “espaço da escola”. A autora busca nos relatos de uma “memória militante” e numa vasta pesquisa documental entender também a ação dos idealizadores de tais escolas. Isso, desde o enfrentamento político particular à época, passando pelas intervenções policiais que afetaram as suas vidas pessoais, até a experiência corajosa e concreta das escolas que projetaram.Com base nas re?exões de Michel Foucault e Michel de Certeau, o seu trabalho procurou detectar na experiência dessas Escolas Alternativas uma ação cultural em movimento, que se mostrou capa de provocar contestação e resistência à educação formal em pelo menos três aspectos: na organização do espaço e tempos escolares; nas discussões de gênero, família e moral; e nos debates sobre liberdade e limites.
Peso: | 250 g. |
Páginas: | 164 |
ISBN: | 9788584800971 |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - CNPJ n° 75.095.679/0011-10 - Rua Ubaldino do Amaral, 321 - Alto da Glória - - PR
Atualizamos nossa política de cookies. Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita a nossa política de monitoramento.